Para o aprofundamento desses estudos, pesquisas foram feitas nos antecedentes históricos desses atores sociais e personagens centrais da referida suspeita. Um detalhado levantamento de dados foi processado no histórico familiar dos seminaristas matriculados noSeminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, a principal e mais antiga escola teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada e1888, pelo missionário norte-americano, Dr. John Rockwell Smith (1846-1918), nas décadas de 1950 a 1979. O corte cronológico desse período diz respeito ao ano em que foi promulgada a atual Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, marco decisivo de uma época de uma geração de ministros moldada sob a égide do “novo” tempo do país e, consequentemente, da igreja. Afinal, ambos se impulsionaram em torno de um vigoroso nacionalismo repleto de sonhos e visões que prometiam grande progresso3. E o final da década de 70 simboliza a morte de muitos sonhos e ideais, quando acontecimentos na história brasileira marcaram uma geração e abriram brechas e feridas que provocaram cisões e rupturas, e perdas irreparáveis ao patrimônio humano, cultural e ideológico do presbiterianismo brasileiro.
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Para o aprofundamento desses estudos, pesquisas foram feitas nos antecedentes históricos desses atores sociais e personagens centrais da referida suspeita. Um detalhado levantamento de dados foi processado no histórico familiar dos seminaristas matriculados noSeminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, a principal e mais antiga escola teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada e1888, pelo missionário norte-americano, Dr. John Rockwell Smith (1846-1918), nas décadas de 1950 a 1979. O corte cronológico desse período diz respeito ao ano em que foi promulgada a atual Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, marco decisivo de uma época de uma geração de ministros moldada sob a égide do “novo” tempo do país e, consequentemente, da igreja. Afinal, ambos se impulsionaram em torno de um vigoroso nacionalismo repleto de sonhos e visões que prometiam grande progresso3. E o final da década de 70 simboliza a morte de muitos sonhos e ideais, quando acontecimentos na história brasileira marcaram uma geração e abriram brechas e feridas que provocaram cisões e rupturas, e perdas irreparáveis ao patrimônio humano, cultural e ideológico do presbiterianismo brasileiro.
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