Descrição
O inesquecível escritor paraibano Ariano Suassuna dizia que preferia falar mal dos outros pelas costas, porque falar mal das pessoas, na frente delas, poderia deixá-las constrangidas. Falar bem pode ser pela frente, principalmente quando se trata de um amigo e companheiro de caminhada. Alerto o/a ilustre leitor/a: sou, desde já, suspeito.
O Dr. Eduardo Ribeiro Mundim é médico há 35 anos e especialista em endocrinologia, com vasta experiência no cuidado e atenção a pessoas portadoras de diabetes. Possui, também, uma longa experiência em gestão hospitalar, tendo sido diretor clínico do Hospital Belo Horizonte por cinco anos, além de outras funções relevantes.
Nos últimos anos, mais precisamente, desde 2017, Eduardo Mundim tem, também, se dedicado ao Ambulatório Multidisciplinar Especializado Na Assistência às Pessoas Travestis e Transexuais (AMETrans) da rede pública hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). O Dr. Mundim, além da formação técnica, possui uma inigualável capacidade de escuta e sensibilidade psicossocial que são atributos desejáveis para qualquer médico/a. Além disso, é um autodidata em teologia protestante, e como bom herdeiro da Reforma, inquieta seu espírito, confrontando a realidade à luz do texto sagrado.
Sua experiência clínica com pessoas travestis e transexuais, aliada à sua arguta capacidade questionadora e confrontadora dos valores Reino de Deus, certamente, foram o móvel fundamental para a produção desta obra. Este livro representa uma ousadia de produzir algo em um deserto de literatura especializada e auxiliará não somente os profissionais de saúde interessados nessa temática, mas também a todas as pessoas que atuam, direta ou indiretamente, na promoção da dignidade humana como pastores/as, padres e psicólogos/as, religiosos/as em geral e operadores/as do Direito.
Esta obra, desde já, torna-se um marco na literatura especializada e, mais do que nunca, uma leitura obrigatória.
Rev. Wertson Brasil de Souza
Pastor Titular da Igreja Presbiteriana da Savassi
Avaliações
Não há avaliações ainda.