Psicanálise
-
A Amizade Da Alma: Fidelidade na Mentoria da Vida
0Na perspectiva bíblica, não podemos andar sozinhos, ninguém vive o Evangelho sozinho, ninguém caminha na vida cristã sozinha. Por isso, precisamos de um “pai” ou, em outras palavras, de um “mentor espiritual”. A nossa cultura tenta eliminar o nosso lugar e o nosso espaço como criação relacional, nos dá uma ilusão de que o espaço relacional não existe mais. Uma das coisas mais significativas é que temos de amar o nosso próximo, e isso transcende qualquer coisa. Ser vizinho do outro é ser criação de Deus.
-
A Interpretação dos Sonhos – Parte 1 (1900)
0A obra “A Interpretação dos Sonhos”, escrita por Sigmund Freud e publicada pela primeira vez em 1899, é considerada um marco fundamental na história da psicanálise. Neste livro, Freud explora a importância dos sonhos como uma via de acesso ao inconsciente, propondo que eles são manifestações simbólicas dos desejos reprimidos e conflitos internos. Não só oferece uma metodologia para analisar sonhos, mas também lança as bases para muitas das ideias centrais da teoria psicanalítica freudiana. Apresentação por: Samuel Quinto FRSA
-
A Interpretação dos Sonhos – Parte 2 (1900)
0A obra “A Interpretação dos Sonhos”, escrita por Sigmund Freud e publicada pela primeira vez em 1899, é considerada um marco fundamental na história da psicanálise. Neste livro, Freud explora a importância dos sonhos como uma via de acesso ao inconsciente, propondo que eles são manifestações simbólicas dos desejos reprimidos e conflitos internos. Não só oferece uma metodologia para analisar sonhos, mas também lança as bases para muitas das ideias centrais da teoria psicanalítica freudiana. Apresentação por: Erika Caldeira
-
A Melodia da Mente
0“A obra de Samuel Quinto FRSA é um guia indispensável para empreendedores que buscam compreender a mente e aplicar esse conhecimento em sua própria vida de forma plena e vibrante.” – Solano Martins Aquino
“Este livro oferece uma fascinante exploração dos mistérios da mente humana, revelando compreenções decisivas que surgem da intersecção entre a Neurociência, Música e Psicanálise.” – Mariana Schaefer
-
-
Amor Romântico, Isto Existe?: Do mito à realidade pós-moderna
0A autora passeia sobre o amor romântico e os desdobramentos da pós-modernidade sobre ele. Analisará as várias transformações pelas quais o conceito de amor romântico passou através dos séculos. Diversos teóricos do amor romântico questionaram se ele seria um mito, uma utopia ou uma construção social, e por que o amor romântico arrefece nos casamentos. Muitos casais com problemas no relacionamento, procuram clínicas psicológicas para terapia; geralmente, o maior tema abordado é a “morte” ou o “devanescimento do amor romântico ou da paixão”. Ao vermos o histórico do amor no Ocidente, as variadas formas de se manifestar, conseguiremos ter uma visão mais clara de como o casal pode enfrentar as várias facetas da expressão do amor e de como seria possível vivenciar suas mutações, sem perder o ânimo, o desejo sexual e a manter a vontade de permanecer juntos, em um relacionamento maduro, prazeroso e ardente.
-
As 7 Escolas da Psicanálise
0Se você procura uma apresentação abrangente e minuciosa das diversas correntes de pensamento na psicanálise, ‘As Sete Escolas Psicanalíticas’ é um recurso instigante para se aprofundar neste amplo campo teórico e prático.
-
Depressão: Redescoberta da força na fraqueza
0O livro visa o entendimento da depressão não como algo que nos leva para o buraco, para o desânimo, mas algo que nos leva a redescobrir a força na fraqueza. Força que pode ser encontrada na graça do Eterno Deus para que enfrentemos da maneira mais honesta e verdadeira todas as situações difíceis, incluindo a depressão. E assim, reestabelecidos, vivamos de maneira sadia e totalmente dependentes de Deus na vida. Ótima leitura!
-
Estudos Sobre a Histeria (1893 – 1895)
0“Estudo sobre Histeria”, obra seminal de Freud, explora os mistérios da mente humana através de casos clínicos fascinantes. A parceria com Breuer revela a dinâmica complexa por trás dos sintomas histéricos, destacando a importância da análise do inconsciente. A técnica da “cura pela fala” é introduzida, antecipando os fundamentos da psicanálise. Este trabalho pioneiro de Freud desvela as camadas profundas da psique, lançando as bases para uma revolução no entendimento do comportamento humano. Aprentação de: Mariana Schaefer
-
Freud e o Protagonismo Feminino
0O protagonismo feminino provoca a 4ª ferida no orgulho do homem, o qual é denominado de Golpe Sociológico, que é o 4º golpe desferido no narcisismo do homem, ao extinguir o Pátrio Poder.
-
Freud: 5 Lições De Psicanálise – Volume 5
0Esquematicamente, o texto é divido em cinco partes, cada uma focada em uma das lições psica- nalíticas. Podemos perceber, na escolha temática e exposição de cada lição, um fio narrativo que enlaça a edificação da psicanálise, com seus obs- táculos, desafios e reviravoltas. Freud objetivava, com seu rigor característico, dar contornos mais vívidos à experiência psicanalítica e endereçar um convite coletivo aos ouvintes das palestras – e, posteriormente, aos leitores da transcrição – sobre a eficácia específica da psicanálise.
Freud não apenas apresenta suas descobertas, mas também convida o leitor a considerar a universalida- de e a profundidade dos processos inconscientes. O pioneiro psicanalista oferece um panorama acessível e sistematizado dos principais conceitos freudianos, e também identifica a psicanálise como uma abor- dagem inovadora e radical para a psicoterapia e a psiquiatria. Retrospectivamente, entendemos como as ideias de Freud transformaram radicalmente nossa compreensão do psiquismo, e essas lições continuam a ser um recurso valioso para estudantes e profissionais de psicanálise, psiquiatria e áreas afins. O legado de Freud, portanto, permanece vivo e relevante, conti- nuando a inspirar e orientar a prática e o estudo da psicanálise em todo o mundo. -
História da Psicanálise e Seus Casos Clínicos
0Este livro essencial de Márcio Gomes da Costa faz um resumo competente dos principais acontecimentos teóricos na história da psicanálise. Ele explora a teoria ao contectá-la a casos clássicos e exemplos clínicos, oferecendo um panorama mais acessível do ambiente no qual a psicanálise se desenvolve.
-
Pastores em Crise: O conflito de identidade social do pastor protestante
0Para o aprofundamento desses estudos, pesquisas foram feitas nos antecedentes históricos desses atores sociais e personagens centrais da referida suspeita. Um detalhado levantamento de dados foi processado no histórico familiar dos seminaristas matriculados noSeminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, a principal e mais antiga escola teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada e1888, pelo missionário norte-americano, Dr. John Rockwell Smith (1846-1918), nas décadas de 1950 a 1979. O corte cronológico desse período diz respeito ao ano em que foi promulgada a atual Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, marco decisivo de uma época de uma geração de ministros moldada sob a égide do “novo” tempo do país e, consequentemente, da igreja. Afinal, ambos se impulsionaram em torno de um vigoroso nacionalismo repleto de sonhos e visões que prometiam grande progresso3. E o final da década de 70 simboliza a morte de muitos sonhos e ideais, quando acontecimentos na história brasileira marcaram uma geração e abriram brechas e feridas que provocaram cisões e rupturas, e perdas irreparáveis ao patrimônio humano, cultural e ideológico do presbiterianismo brasileiro.
-
Por Favor Me Diz… Quando a Dor Vai Passar ?
0Este livro não se propõe a ser um estudo acadêmico, nem mesmo a definir e/ou estabe- lecer técnicas de tratamento psicoterápico.Visa apenas oferecer, ainda que através de narrativa em prosa semificcional (casos verídicos, porém com algumas situações e nomes alterados), uma ponte de contato para aqueles que também experienciam sofrimento e perda da mesma natureza.
-
-7%
Psicanálise da Religião: O cristianismo no divã
0O autor faz uma abordagem cautelosa mostrando a similaridade entre as atuações de três grandes personagens da história da humanidade: Sócrates, Jesus Cristo e Siegmund Freud. O ponto axial, que está no cerne do estudo das religiões, é uma visão de mundo horizontal e cientifica, onde a apresentação da figura de Jesus Cristo tem uma atuação terapêutica e humanitária, conforme os profetas, filósofos e muitos outros personagens do mundo antigo.
-
Reflexos do eu: O outro no espelho em pacientes bariátricos
0O livro surge de uma pesquisa sobre pacientes bariátricos e busca aprofundar e articular a relação entre obesidade, a imagem corporal e os aspectos psicossociais que envolvem o sujeito obeso. Ao recorrer ao Estádio do Espelho de Lacan e às identificações freudianas, trago a luz a complexidade da relação entre o corpo e o psiquismo, especialmente no caso de pacientes que buscam soluções como a cirurgia bariátrica.
-
Sexo na Bíblia: Novas Considerações
0Este volume presente é uma obra urgente e atual, sendo a motivação para a qual certamente endossada de forma entusiástica por todo o mundo hoje, uma vez que testemunhamos crescentemente a revelação progressiva dos horrores do abuso sexual de mulheres, crianças e outras formas de aberração, em todas as sociedades neste planeta, particularmente religiosas. O que está havendo nestes casos? Como vamos entender, parar e curar esta epidemia letal? Este livro propõe algumas respostas, mas, de forma mais importante, esclarece especificamente quais são as questões cruciais ao invés de simplesmente jogar todas as respostas.
-
Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana
0Em “Psicopatologia da Vida Cotidiana” de Freud aborda lapsos e atos falhos que revelam desejos e conflitos inconscientes. Erros aparentemente triviais como esquecimentos e trocas de palavras são analisados como manifestações do psiquismo. Freud mostra como eventos cotidianos revelam aspectos profundos da psique, como desejos reprimidos e ansiedades. Sua obra destaca a importância do inconsciente na vida diária e influenciou a compreensão moderna da psicopatologia. Esses “erros” são interpretados como pistas para compreender a mente humana em sua complexidade. Apresentação por: Bruno Augusto das Chagas
-
Suicídio: Prevenção, posvenção e direito à vida
0Aos olhos de muitos leitores, esta coletânea – que bem poderia ser tomada como um amontado de retalhos de diferentes tecidos e texturas, aparentemente soltos sem conexão alguma-,toma a forma de um tecido gracioso e caloroso. Urdido com o amor de autores, cujas mãos hábeis não hesitaram em unir os finos fios, ele objetiva servir de cobertor àqueles que já não sabem mais lidar com a frieza de sentimentos, resultantes de sofrimentos que encontraram guarida no mais íntimo do seu ser.