Descrição
Esta obra pretende apresentar uma visão panorâmica e teológica do que se escreveu e estudou sobre a Escola Bíblica Dominical, fazendo a conexão do seu desenvolvimento no Brasil. Nesse sentido, este livro tem como preocupação básica identificar, demonstrar e analisar a importância do processo pedagógico historicamente conhecido como Escola Bíblica Dominical que, através dos cânticos, da leitura da Bíblia e da prática da oração, foi adotado como uma das estratégias de implantação do protestantismo em solo brasileiro, em meados do século XIX e início do século XX. A autora procura lançar luzes comparando os modelos implantados em solo brasileiro, com modelos clássicos do mundo anglo-saxão, buscando as explicações e justificativas de eventuais mudanças adaptativas à realidade social dos convertidos, na construção de um novo habitus e na conquista de um novo campo, em meio a uma sociedade em que o catolicismo popular imperava há séculos. A proposta do livro enfoca a redescoberta de certos manuais didáticos que fulcrados na Bíblia, imprimem a perspectiva do protestantismo de origem missionária norte-americana, notadamente dos grupos congregacionais e batistas; o viés pedagógico desses manuais, desvela uma nova confissão de fé religião que estava surgindo no Brasil. Este trabalho busca captar as estratégias educacionais missionárias de Escolas Dominicais, de padrão norte-americano, e como se deu o seu nascimento e vinculação destas escolas no Brasil.
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